Linha do tempo do design gráfico no Brasil


Assisti outro dia uma palestra do Chico Homem de Melo no Senac SJC sobre o livro "Linha do tempo do design gráfico no Brasil".

O livro é o resumo de uma pesquisa  muito bem feita sobre peças de design gráfico no Brasil desde a vinda da Família Real.

Muito interessante ver peças antigas. Algumas parecem tão modernas, que não sei se hoje alguém pensaria em concebe-las. Em comparação com os trabalhos de hoje em dia, na minha opinião, há menos ousadia.

O Chico falou uma coisa que achei que resume bem a época de design que vivemos, a sacada. As vezes uma peça chama atenção, faz sucesso, mas se resume apenas a uma boa sacada, e não a um bom design, ou   um trabalho minucioso.

Acho que o computador ao mesmo tempo que nos proporciona infinitas possibilidades também guia os trabalhos todos numa mesma linha.

Outra coisa que me fez pensar é que, naquela época não haviam designers, e sim artistas. E para mim, muitas obras de design são obras primas, então, qual seria a linha que divide a arte do design?

Um livro  muito bom, e que eu preciso comprar.

Comentários