Coco Chanel diz que sim.
Bom, ela não falou isso explicitamente, mas seu perfume Chanel N.º 5 diz isso claramente.
O perfume foi criado em 1921. E seu rótulo continua o mesmo.
São 91 anos sem mudanças.
Dizem que o frasco é do estilo Art Déco, mas eu não sei se ele realmente foi elaborado desta maneira.
Segundo eu li, em 1924 o frasco foi modificado para aguentar as exigências de distribuição, a tampa octagonal veio para dar resitência.
Depois o formato do vidro se tornou marca registrada da Chanel.
O layout do rótulo mais básico impossível, mas é isso que o deixa atual. O perfume em si não carrega características muito explicitas de década nenhuma. Se ele tivesse letras mais rebuscadas, arabescos talvez hoje já tivesse sido modificado.
Eu como designer me sinto tentada a mudar o layout, mas por outro lado tiro o chapéu por ele estar inalterado até hoje. Mudar pode ser muito perigoso.
Acho que no final das contas o astro é o perfume, e não sua embalagem e rótulo. Claro que hoje ambos são símbolos marcantes, mas o mérito é pela sua discrição.
É a velha máxima de que o menos é mais.
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